terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Processo de inclusão/integração


É possível sim ter a inclusão da pessoa com síndrome de Down, pois como qualquer outro aluno ele tem o direito de ser escolarizado, da infância à idade adulta, entre os seus pares, da mesma idade e no ambiente regular do ensino, pois este é o ideal para a estimulação do seu desenvolvimento. Os serviços de acompanhamento especializado nas demais áreas do desenvolvimento devem complementar a educação escolar dessas pessoas.
Há muitas razões por que uma criança com Síndrome de Down deve ter a oportunidade de freqüentar uma escola comum. Além disso, a inclusão é não discriminatória e traz tanto benefícios acadêmicos quanto sociais.
Acadêmicos
-As crianças se desenvolvem melhor academicamente quando trabalham num ambiente inclusivo
Social
- Oportunidades diárias de se misturar com seus parceiros com desenvolvimento típico proporcionam modelos para comportamento de acordo com a faixa etária
- As crianças têm oportunidade de desenvolver relações com crianças de sua própria comunidade
- Ir à escola comum é um passo chave em direção à inclusão na vida comunitária e na sociedade como um todo.
A inclusão bem-sucedida é um passo importante para que crianças com necessidades educacionais especiais se tornem membros plenos e contributivos da comunidade, e a sociedade como um todo se beneficia disso. Os colegas com desenvolvimento típico ganham conhecimento sobre deficiência, tolerância e aprendem como defender e apoiar outras crianças com necessidades educacionais especiais.
Como escreve David Blunkett “quando todas as crianças são incluídas como parceiros iguais na comunidade escolar, os benefícios são sentidos por todos”.

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