terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Relação escola-família

Os pais são os responsáveis legais e morais pela educação de seus filhos. Como a educação escolar não os exime dessa responsabilidade, a participação dos pais é freqüentemente necessária para que continuem a exercer seu papel de principais educadores dos filhos. Os pais no sistema educacional como toda participação social equivalente, têm dupla perspectiva de colaboração e controle. Com a primeira se potencializam os recursos e as ações da escola, enquanto que com o controle se estimula a melhora da qualidade da educação escolar. Os pais exercem o controle próprio dos “clientes” em relação aos profissionais, sendo as primeiras referencias no tocante à apreciação qualitativa dos resultados da educação, devem receber e buscar informações detalhadas dos professores sobre os resultados dos seus filhos, ainda que sejam insatisfatórios; os pais devem prestar colaboração com a escola nos momentos em que os professores a solicitem de forma a tornar a atuação escolar coerente com o cotidiano familiar dos alunos e informar-se com os professores sobre o processo educativo proposto pela escola e os métodos usados pelos professores.
A participação dos pais deve se efetivar na prática pedagógica, de modo que a educação se torne uma ação coerente na relação escola e família. De forma que, os professores possam assegurar o que os alunos farão na escola e o que eles podem fazer fora dela, em casa, por exemplo.
Os pais ao atuarem no contexto escolar farão dela um espaço de democracia da organização social, já que estes também não podem fugir da sua responsabilidade enquanto educadores e são os representantes da comunidade receptora daquilo que é oferecido pela escola, e é essa tomada de consciência que tornará a escola um espaço acolhedor onde todos possam gostar. Mas, para que, de fato isso venha a acontecer é necessário que os pais se convençam da sua participação, de forma a tornar a escola democrática e participativa, em busca da qualidade do ensino, objetivo incessante da escola em seus resultados, onde a participação dos pais torna-se um meio para que tais objetivos sejam alcançados.
O bom relacionamento entre educadores, pais e alunos, é muito importante para que a criança tenha o máximo de aproveitamento do estudo. Assim a participação em reuniões com pais, seja individual ou coletiva, contribuem para tornar os pais mais informados em condições de ajudar na educação dos filhos, quando se faz reunião com pais percebe-se a diferença de desempenho quando se trata de alunos cujos pais ou responsáveis participam e acreditam no potencial de seus filhos, os alunos se tornam autoconfiantes e entusiasmados porque sabem que seu esforço está sendo valorizado, especialmente por seus pais. Por outro lado, os pais, por estarem mais envolvidos com os estudos e com o desenvolvimento dos filhos, participam mais e contribuem com o trabalho do educador.

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