terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Recursos pedagógicos e tecnológicos

Como destacou Vygotsky, é sumamente relevante para o desenvolvimento humano o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura. O autor enfatiza a importância da ação, da linguagem e dos processos interativos na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc., influencia determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa.
 Para a pessoa com deficiência podemos ter como  recursos dentro dos elementos materiais, tanto os materiais didáticos propriamente ditos, mas também os aspectos organizativos referentes ao espaço ou aos diferentes grupos de alunos.
Quando falamos de recursos materiais se está fazendo referência a outro meio de acesso ao currículo. Afinal, não basta saber o que vai se ensinar ao aluno, mas sim que é necessário dispor dos meios adequados para que o aluno acesse os objetivos e conteúdos propostos.
O material a ser usado com os alunos com Síndrome de Down devem diminuir as maiores dificuldades que eles possuem. Todo material deve ser motivador e guia para o processo de ensino - aprendizagem. Também deve:
·         Adaptar-se à idade dos alunos.
·         Ser seguro.
·         Ser resistente e duradouro.
·         Ser de fácil manejo.
·         Ser atrativo.
Outro recurso que pode ser usado com esses alunos se refere às novas Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs, que vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo. As TICs podem ser utilizadas ou como Tecnologia Assistiva, ou através de Tecnologias Assistivas.
 A Tecnologia Assistiva é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. Por exemplo, adaptações de teclado, de mouse, software especiais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário